"MUDA QUE QUANDO A GENTE MUDA O MUNDO ANDA PRA FRENTE E QUANDO A GENTE MANDA NINGUÉM MANDA NA GENTE, NA MUDANÇA DE ATITUDE A GENTE MOLDA O FUTURO..."

terça-feira, abril 05, 2005

Cold Fear


Gênero: Ação / Aventura
Desenvolvido por: Darkworks
Distribuidora: Ubisoft
Lançamento: 15/03/2005
Nota: 7,0
Compre

Review
Ao começar a jogar Cold Fear você sentirá uma tensão no ar, com um clima sinistro o game prende a atenção, mas com alguns minutos de jogo algumas semelhanças a outros jogos começam ser percebidas, já na virada da primeira hora as referência se tornam claras: Silent Hill, Resident Evil e Metal Gear Solid, tais como: ambientalização e visual e a maneira com que os alienígenas (sim) são mortos, de tal forma que o game não oferece nada de novo.



Mesmo todas essas semelhanças não fazem de Cold Fear um jogo ruim. Nele você controla Tom Hansen, um oficial da Guarda Costeira Americana que é designado a investigar um navio russo aparentemente abandonado no meio de uma fortíssima tempestade e à noite e, no início da missão Tom descobre que uma enorme carnificina aconteceu a bordo e que ele não é a única coisa viva presente.

A maioria dos ambientes do jogo é escura e a seu favor Tom tem acesso a várias armas além da pistola semi-autompática com lanterna acoplada: metralhadoras, lança-chamas, granadas, entre outras, porém poucas com lanterna, o que faz com que o jogador utilize apenas um kit básico de armas, pois a iluminação é fundamental no game.



Os ângulos de visão do jogo são basicamente dois: terceira pessoa com câmera fixa atrás do personagem e uma semi-primeira pessoa, à lá Resident Evil 4, que é a única eficiente para atirar, e, quando a arma possui lanterna, ilumina o ambiente, porém com o defeito de se o personagem chegar perto de uma grade ou um corrimão, ele levanta a arma junto ao peito, o que impede a iluminação de pontos importantes.

A interatividade com cenários em Cold Fear é enorme, praticamente tudo que é encontrado nas paredes pode ser movido ou acionado, seja com as mãos ou com tiros; o navio balança bastante, o que faz Tom pender para os lados de acordo com o chacoalhar da embarcação e há lugares como corredores internos que estão inundados, se neste corredor existir uma caixa de força, cuidado, pois se com o balanço a água atingi-la e você estiver em contato com ela, o choque causa altos danos, tal como as ondas no convés.



As cenas não interativas do game são ótimas, o que colabora para a criação do clima tenso, vale lembrar que Cold Fear foi desenvolvido pela mesma casa de Alone in the Dark, portanto, ela já demonstrou saber criar tensão nos jogadores. É isto que, no geral, faz com que este seja um jogo consistente que, apesar de curto e previsível, dá pra passar algum tempo matando as horas.

Video