"MUDA QUE QUANDO A GENTE MUDA O MUNDO ANDA PRA FRENTE E QUANDO A GENTE MANDA NINGUÉM MANDA NA GENTE, NA MUDANÇA DE ATITUDE A GENTE MOLDA O FUTURO..."

terça-feira, abril 19, 2005

Prince of Persia: Warrior Within


Gênero: Ação / Aventura
Desenvolvido por: Ubisoft Montreal
Distribuidora: Ubisoft
Lançamento: 30/11/2004
Nota: 9,0
Compre

Review
Eu sei que tem leitor mala que está pensando "porra, mas esse review tá atrasado!". Sim, está, mas ter em mãos um jogo meses depois de seu lançamento tem lá suas vantagens, como tempo a vontade para jogar e ter considerações o suficiente para fazer uma ótima análise, ao contrário da correria de quando pegamos lançamentos ainda com pedaços de placenta.

E vamos ao jogo: Prince of Persia: Warrior Within vem como seqüência de um grande jogo que surpreendeu tanto quanto a sua primeira versão lá nos computadores 386 que era rodado em DOS e já contava com movimentos capturados de pessoas de carne e ossos.



Como em PoP: The Sands of Time, o tempo é uma encrenca à parte, com tantas idas e voltas cronológicas, é melhor explicar a história do anterior para quem não lembra: Para impressionar e ter maior confiança de seu pai, o príncipe invade um reino inimigo e pega para si uma adaga do tempo, e com isso teve que matar pessoas próximas a ele e bla bla bla. Com essa história de viagens no tempo, o tal príncipe criou uma dimensão que irritou alguns demônios e outros caras poderosos, entre eles Dahaka, o mala do jogo.

Nesta versão o jogador encontrará um príncipe mais envocado e violento, percorrendo cenários com um clima sombrio, parecido com o de Devil May Cry, porém um pouco mais denso, somado à possibilidade de utilizar mais de 40 combos diferentes, com direito a câmera lenta em alguns movimentos, principalmente de decepações, tudo isso para encontrar a Imperatriz do Tempo e impedi-la de fazer as Sands of Time (areias do tempo), para ver se ele consegue acalmar os belzebus que o querem morto.



O sistema de lutas foi bastante modificado em relação ao game anterior. Nas batalhas é possível atingir vários inimigos ao mesmo tempo, pois seus movimentos são basicamente circulares, podendo também contar com elementos dos cenários, como paredes ou mastros, para dar golpes diferenciados.

As referências a outros jogos são muitas, quem jogou a primeira versão no PC vai notar, quando o príncipe cair numa vala de espetos, a maneira com que ele fica preso neles. Outra referência clara é ao Legend of Zelda: The Ocarina of Time, onde você passa pelo mesmo castelo vezes lindo e limpo e vezes abandonado e deteriorado.



Somando todos os pontos, Prince of Persia: Warrior Within é um ótimo jogo que vale a pena ter, e mesmo tendo copiado ítens de outros games, ele também será copiado por outros que estão por vir, principalmente seu sistema de batalha e algumas acrobacias, o que já é visível em God of War e Mortal Kombat: Shaolin Monks.

Video