"MUDA QUE QUANDO A GENTE MUDA O MUNDO ANDA PRA FRENTE E QUANDO A GENTE MANDA NINGUÉM MANDA NA GENTE, NA MUDANÇA DE ATITUDE A GENTE MOLDA O FUTURO..."

segunda-feira, julho 31, 2006

ICO


Gênero: Aventura
Desenvolvido por: SCEI
Distribuidora: SCEA
Lançamento: 24/09/2001
Nota: 8,2

Revision
Sabe aqueles jogos que você nunca ouviu falar mas toda vez que você vai numa loja de games vê ele nas prateleiras e quando você descobre que é bom e vai comprar ele não está mais lá e você não o encontra mais em lugar nenhum? ICO é um desses.




Feito pela mesma equipe que produziu Shadow of the Colossus, o game se passa no mesmo mundo e com uma ligação que só quem chegou ao final do irmão mais novo consegue fazer.



Jogando na pele de um moleque de 12 anos que foi raptado por um povo estranho e consegue escapar. Logo de cara você encontra uma garota presa. Após libertá-la, descobre-se que ela tem alguns poderes, como o de abrir portas que o moleque não consegue, e, como a finalidade dele no game é escapar do lugar em que ele se encontra, a garota deve te acompanhar pra tudo que é canto.



Esse lance de andar com a menina super-poderosa é interessante, mas não é tão simples. Ela não fala a mesma língua que o moleque e não é nada atlética, precisando de ajuda até para subir degraus um pouco mais altos. Deixá-la para trás é complicado, mesmo por alguns instantes, pois existem uns seres, meio que espíritos, que fazem de tudo para captura-la, e você só tem um bastãozinho de madeira pra acabar com eles.



A grande maioria dos quebra-cabeças de ICO baseiam-se no lance de ter que fazer a garota vir com você, todos muito interessantes e que gradativamente vão ficando mais difíceis.

Os gráficos são ótimos para a época em que foi lançado e, mesmo hoje, são competentes. Com o som é a mesma coisa, porém um pouco inferior aos gráficos, mas dá conta do recado.



A jogabildiade é um tanto quanto diferente dos demais adventures, estranha no começo, mas perfeitamente acostumável.

ICO é um jogo singular e inocente, que faz com que o jogador crie laços afetivos com os personagens, assim como em Shadow of the Colossus. Se você está achando meiguice demais, vai dizer que, quando o cavalo cai da ponte no final de Shadow of the Colossus você não sentiu nem um pingo de dó, tanto do moleque quanto do eqüino?



Jogo obrigatório para quem gostou de Shadow of the Colossus e pra qualquer jogador que se preze, ICO fez história e é considerado por muitos o melhor jogo de todos os tempos, porém, assim como o Shadow, não é pra qualquer um.

Vídeo