"MUDA QUE QUANDO A GENTE MUDA O MUNDO ANDA PRA FRENTE E QUANDO A GENTE MANDA NINGUÉM MANDA NA GENTE, NA MUDANÇA DE ATITUDE A GENTE MOLDA O FUTURO..."

sexta-feira, março 31, 2006

24: The Game


Gênero: Ação / Aventura
Desenvolvido por: SCEE
Distribuidora: 2K Games
Lançamento: 14/11/2005
Nota: 7,7

Review
Baseado na série de TV 24 Horas, exibida na Rede Globo e no canal pago Fox, 24: The Game é a mais fiel e perfeita adaptação de um título live action para o mundo dos games, trazendo os rolos da CTU (Unidade Anti-Terrorismo) para resolvermos através do joystick.



Cronologicamente localizado entre segunda e a terceira temporada da série, o game conta com eventos inéditos distribuidos em mais de 100 missões das mais variadas imagináveis (tiro, ação, perseguições de carros, quebra cabeças, etc), em que você comanda não só o protagonista Jack Bauer, mas Tony Almeida, Michelle, a gostosíssima e inútil (não sabe nem segurar uma arma no game), Kim Bauer e até o agente duplo da vez (é, a CTU precisa rever seus conceitos de recrutamento e seleção), assim como outros personagens da série.



Até um monge puritano do Tibé já viu uma cena de 24 Horas na TV em que a tela se divide em dois, três ou quatro quadros, mostrando locais diferentes no mesmo momento ou até mesmo dois pontos de vista da mesma cena. Para você ter idéia, isso acontece não só nas cenas não-interativas, mas também durante o jogo, com você controlando o personagem da vez, assim como os saves que são automátivos e com o game rolando.



O ponto forte do game, como já dito, é a fidelidade. Para alcançar tal padrão, ele contou com toda a equipe responsável pela versão da telinha, tal como as imagens e vozes dos próprios atores, edição espetacularmente idêntica à da série e a mesma sonoplastia. Tudo isso faz com que, nas cenas não-interativas, você se sinta assistindo à série, e não vendo uma cena de um game.



Na parte jogável, o game não traz nada de novo, e sim, apenas uma grande variedade de coisas pra se fazer, nada aprofundado, a não ser a parte de tiro em terceira pessoa, que é onde o título mais se apóia.

O som, está dentro da normalidade, ou seja, dentro do esperado para um game de qualidade, o único ponto que chega a irritar um pouco são nas perseguições de carro, pois o ruído dos motores são um tanto quanto incômodos, o que é uma pena, pois o game proporciona ótimos momentos nestas partes.



Os gráficos são competentes, apesar das texturas das paredes, edifícios e tals serem um tanto quanto genéricas, mas isso é rapidamente compensado nas expressões faciais e até mesmo no simples ato de reparar na perfeição das faces e também no tratamento que as cenas não-interativas receberam, como se fosse um live action filmado sem filtro, um recurso bastante utilizado na série da TV.



Uma curiosidade que acaba provando a preocupação com a fidelidade, é que ele vem naturalmente configurado para rodar em Widescreen, assim como os dvds das temporadas da série, ou seja, se você não tem uma TV 16:9, terá que ajustar a imagem para jogar sem distorção.



24: The Game é um título que deixará os fãs da série televisiva loucos, por sua fidelidade e por ter um conteúdo que cumpre muito bem seu papel. Porém, para os que nunca ao menos viram alguns capítulos na TV, com certeza vai ser mais do mesmo que já se encontra por aí, a não ser que você seja um fanático por tramas que envolvem agentes secretos, terrorismo, conduta fora dos padrões, agentes duplos, ação e... putz, se você gosta de tudo isso, com certeza é fã de 24 Horas!

Video