"MUDA QUE QUANDO A GENTE MUDA O MUNDO ANDA PRA FRENTE E QUANDO A GENTE MANDA NINGUÉM MANDA NA GENTE, NA MUDANÇA DE ATITUDE A GENTE MOLDA O FUTURO..."

quinta-feira, dezembro 22, 2005

SSX On Tour


Gênero: Esporte de Inverno
Desenvolvido por: EA Canada
Distribuidora: EA Big
Lançamento: 11/10/2005
Nota: 8,3
Compre

Review
Não é de hoje que o snowboard trás bons jogos para video games, pois quem não se lembra de Cool Boarders, MTV Snowboarding ou até mesmo o 1080º Snowboarding do N64? Pois é, a Eletronic Arts, através da EA Big, pegou embalo nessa onda (ou montanha) e lançou lá em 2000 SSX, um game que inovou no gênero e que tem hoje sua quarta seqüência: SSX On Tour, um ótimo game para diversão e admiração.



Logo de início, a abertura do game já se mostra diferente e impactante, feita em animação com desenhos claramente rabiscados com giz de cera em folhas de sulfite embalados por Run to the Hills, do Iron Maiden, e é nesse mesmo ritmo que os menus se apresentam, já criando um clima muito descontraído que encaixa direitinho com a atmosfera do jogo e do esporte.



Atingindo jogabilidade e fidelidade ótimas, SSX On Tour tem manobras de fácil execução (basta virar o direcional apertando R1, R2 ou L2, tal como movimentando R3), tudo isso para ser executado por um personagem que você monta para disputar o modo carreira, em que você começa como um zé ninguém e vai participando de eventos, derrotando adversários, ganhando experiência e subindo de classe, sendo o único "defeito" da jogabilidade o fato de que, segurando o X, botão para preparar o salto, o personagem não faz curvas.



Os gráficos são muito bonitos, com bons efeitos de luz, e os cenários são simplesmente perfeitos, montanhas infinitas para o "free play" da vez e outras com muitos itens interessantes, que aumentam o desafio dos iniciantes, mas que servem de auxílio nas manobras dos mais experientes, sem contar a "largura" das montanhas, praticamente a qualquer momento você pode se direcionar para uma parede lateral e saltá-la, e a sensação de velocidade é ótima, pode se dizer que é um Burnout de pranchas, que, aliás, podem ser trocadas por skis logo no início do game, mas nada que mude muita coisa na prática.



O som também é um ponto alto do game, com efeitos muito reais que, junto ao efeito blur, aumentam mais ainda a sensação de velocidade (alguém já viu isso também em Burnout Revenge?) e uma ótima trilha sonhora com grandes nomes do heavy metal, punk e o sempre presente hip-hop.

O modo multiplayer não oferece nada que mereça destaque, ou melhor, o destaque merecido é a falta de um modo online.



Dentro de qualquer modo de jogo, as manobras são executadas de maneira tão simples que chega a ser um ponto fraco, pois os eventos que exigem pontos por manobras acabam sendo fáceis e apenas exigindo um pouco mais quando você estiver num nível mais alto na carreira.

Mesmo assim, SSX On Tour é um ótimo game, que merece estar na prateleira de qualquer PS2 maínaco de plantão, seja ele adoradore de esportes (radicais ou não), de corridas, neve, velocidade, luta, ação, aventura... não que o game tenha tudo isso, mas ele com certeza agradará a muitos.

Video