"MUDA QUE QUANDO A GENTE MUDA O MUNDO ANDA PRA FRENTE E QUANDO A GENTE MANDA NINGUÉM MANDA NA GENTE, NA MUDANÇA DE ATITUDE A GENTE MOLDA O FUTURO..."

sexta-feira, dezembro 02, 2005

Top Spin


Gênero: Esporte / Tênis
Desenvolvido por: Pam Development
Distribuidora: 2k Sports
Lançamento: 27/09/2005
Nota: 8,0

Review
Top Spin é, sem dúvidas, o melhor jogo de tênis já lançado no mundo dos videogames, e até então era exclusividade do X-Box.

Em relação à versão da caixa microsoftiana, as únicas modificações são as substituições de alguns tenistas que se aposentaram de lá pra cá, como Pit Sampras, ou seja, é um game que agrada iniciantes em video-games, gamemaníacos e tenistas de verdade.



Como obrigação do gênero, o game trás todos os tipos de piso do esporte (duro, saibro e grama), cada qual com suas características de jogo, com destaque para o saibro, onde o jogo ganha em detalhes com os slides dos jogadores.

Cada jogador conta com movimentos característicos, e entre eles estão Roger Federer, Gustavo Kuerten, James Blake, Lleyton Hewitt, Elena Dementieva, Daniela Hantuchova e Serena Williams (só ela, a outra irmã ficou de fora).



Os movimentos são simplemente perfeitos, para os praticantes do esporte, é possível até ver o jogador trocando de empunhadura para bater com slice, chapado ou com top spin, assim como para backhands, lobs e drop shots.

Os botões são até que simples, sendo um para cada movimento citado acima, mais os especiais, sendo L1 para drop shots (deixadinhas) e R1 para mandar uma paulada daquelas, porém, para que estes dois movimentos sejam executados com precisão, a barra de especial (que pode ser chamada "barra de adrenalina")deve estar cheia. O encimento desta barra vai de acordo com a atuação do jogador, se você tem bastante acertos em seqüência, ela enche, se errar, diminui.



O grande destaque de Top Spin é o modo Carreira, onde é possível utilizar o Eye Toy para montar um atleta literalmente com a sua cara, mas caso você não tenha este acessório, o editor oferece várias opções de faces, corpo e tals.

Uma vez feito o seu atleta, você entra para o World Map, dividido por continentes, onde existem os torneios, empresas que te patrocinam, como Wilson, Yonex, Adidas, entre outras, técnicos especialistas em cada fundamento, lojas, "salões de beleza" (para mudar cabelo, coisas do tipo) e os aeroportos, onde você escolhe qual outro continente quer ir.



Cada treino bem sucedido que se faz, você ganha uma estrela no fundamento, e estas estrelas são limitadas, o que significa que seu atleta não será perfeito em todos os aspectos, cabendo a você escolher as características que mais se adequam a seu estilo.

Top Spin também contar com um multiplayer online para até 4 pessoas, o que também pode ser feito offline através do multilap.



Os gráficos, mesmo sem modificações em relação à versão do X-Box, são os melhores do estilo, mas deixam um pouco a desejar para os padrões de hoje, assim como o som, que soa um pouco vazio em alguns momentos. Outro ponto negativo são os loadings um pouco extensos, mas a jogabilidade perfeita supera estes fatores, fazendo-os ser apenas pormenores.

Enfim, Top Spin é o melhor game de tênis até o momento, e se você é um fã do esporte, este é o jogo certo, que pode agradar até aqueles cidadãos que falam que não conseguem ver graça em ficar jogando uma bolinha de um lado para o outro.

Video