"MUDA QUE QUANDO A GENTE MUDA O MUNDO ANDA PRA FRENTE E QUANDO A GENTE MANDA NINGUÉM MANDA NA GENTE, NA MUDANÇA DE ATITUDE A GENTE MOLDA O FUTURO..."

sexta-feira, outubro 28, 2005

Pro Evolution Soccer 5


Gênero: Esporte / Futebol
Desenvolvido por: KCET
Distribuidora: Konami
Lançamento: 20/10/2005 na Europa
Nota: 9,7
Compre

Review
A mais perfeita e esperada série de futebol para video games conta agora com sua última versão européia nesta geração. E como é bom poder jogar esta belezinha num idioma familiar!!

Comparando com Winning Eleven 9, seu irmão japonês (pra quem não sabe, é o mesmo jogo), há mais melhorias que piorias (essa palavra existe?), e lá vamos nós.



Além da conseqüente tradução para inglês, espanhol, francês e alemão, tanto no texto quanto na narração, o game conta com os uniformes dos times licenciados atualizados, tal como as escalações, portanto, você encontrará Robinho e Julio Baptista no Real Madrid e Figo, Samuel e Solari na Inter; e também verá o uniforme verde fluorescente do Barcelona e o vermelho e verde da Juventus, entre outras atualizações.



Em relação à versão japonesa, as licenças são as mesmas, nada foi somado , porém, comparando com PES4, você encontrará os times do Arsenal, Chelsea, Porto, Dynamo de Kiev, Galatasaray e Glasgow Rangers, que não estavam presentes.

O uniforme das seleções são todos genéricos, com escessão de Japão e Coréia do Sul, tal como os demais times não-licenciados, porém, o editor está tão eficiente que é possível recriar a maioria dos uniformes com 100% de exatidão, e outros diferentes por pequenos detalhes que passam em branco pelos olhos de muitos.



Falando de como o jogo caminha, as defesas estão mais espertas, o que tornam os dribles mais difíceis de serem executados. A bola está mais "solta", é comum os jogadores adiantarem ela demais na corrida, fazendo com que você a perca.

Detalhes gráficos foram incluidos, como torcida 3D nos gols, camisas para fora do calção e alguns movimentos diferenciados que estão presentes de forma mais intença, como voleios e bicicletas. Há a possibilidade de se jogar sobre a neve, ocasião em que é possível notar a respiração dos jogadores.



O som é o único aspecto que deixa um pouco a desejar. Em alguns momentos, quando se utiliza o volume alto com um bom sistema de som, ouve-se um pequeno chiado junto ao som da torcida, mas nada que comprometa.

A jogabilidade está um pouco diferente, mas para melhor, pois há mais opções de dribles e jogadas de efeito, que podem não ser de fácil execução, pois os mais descordenados ou iniciantes não precisam delas para se dar bem no final das contas.



Pro Evolution Soccer 5 é indiscutivelmente a melhor versão oficial do mais aclamado jogo de futebol para video games e é obrigatório para qualquer peladeiro virtual. Lembrando que, em cada país europeu, a capa saiu com jogadores diferentes, está aí de cima é a de Portugal.


Video