"MUDA QUE QUANDO A GENTE MUDA O MUNDO ANDA PRA FRENTE E QUANDO A GENTE MANDA NINGUÉM MANDA NA GENTE, NA MUDANÇA DE ATITUDE A GENTE MOLDA O FUTURO..."

quarta-feira, maio 24, 2006

Onimusha: Dawn of Dreams


Gênero: Ação
Desenvolvido por: Capcom
Distribuidora: Capcom
Lançamento: 14/03/2006
Nota: 8,2

Review
O quarto episódio da série Onimusha chega dando um revertério nos sistemas de jogo utilizados nas versões anteriores. Mudando completamente a visão e um pouco da jogabilidade, desta vez, o foco é nas lutas, com câmeras mais próximas e dramáticas.



Como já havia sido anunciado, os personagens (cinco jogáveis) não têm rostos conhecidos, justamente para facilitar uma possível transfiguração para as telonas, já que, para os games anteriores, a obrigação de ter que utilizar os mesmos atores dos jogos complicou a licença para a adaptação, porém, se uma possível versão cinematográfica tiver monstro gigantes aparecendo do nada vai ser difícil de agüentar, pois essa é a parte forçada do jogo.



O game é dividido em capítulos, e a trama em si, tipo, quem está por trás de tudo, quem morre e tals é bem interessante. Continuando a linha deixada por Onimusha 3: Demon Siege, onde Nobunaga foi derrotado pelo Clã das Adagas Voadoras (Takeshi Kaneshiro) e pelo Profissional (Jean Reno) e o imperador Hideyoshi Toyotomi liderava o Japão com paz. Mããs um estranho planeta aparece no céu e a zona volta a imperar, provocada principalmente pelos Genma, aí o Japão todo passa a se perguntar "e agora, quem poderá nos defender?" e a resposta é: Soki, o samurai loiro com cabelo de Back Street Boy, bavariá.



Cada um dos cinco personagens tem seu estilo de luta e pesonalidade bem destacados, mas naquele esquema: um é o heróizinho, outro o jovem, outro o quietão e misterioso, e por aí vai. Há armas específicas para cada um, que podem ser melhoradas, assim como todas as suas habilidades e armaduras, e situações que só determinado carinha pode resolver ou passar.



Os gráficos estão ainda melhores do que em Demon Siege, os efeitos sonoros muito bons, e a dublagem, quando em japonês, perfeita, porém, colocando as falas em inglês, a sincronia fica muito tosca, pior que os filmes do Bruce Lee, o que é uma pena, pois a interpretação das vozes é ótima.

Os puzzles estão presentes, tanto os de cenário quanto as caixinhas pretas (sem sacanagem) trazendo quebra-cabeças de lógica que, quando resolvidos, resultam em prêmios como armas, armaduras e breguédis pra encher vida.



Onimusha: Dawn of Dreams é um ótimo jogo pra quem curte ação e obrigatório para quem acompanha a série desde seu início. O fato da maiorai dos monstros-chefes surgindo do nada pode até ser um ponto negativo, mas que eles trazem boas batalhas, isso trazem.

Video