"MUDA QUE QUANDO A GENTE MUDA O MUNDO ANDA PRA FRENTE E QUANDO A GENTE MANDA NINGUÉM MANDA NA GENTE, NA MUDANÇA DE ATITUDE A GENTE MOLDA O FUTURO..."

quinta-feira, maio 04, 2006

TOCA Race Driver 3


Gênero: Corrida / Simulação
Desenvolvido por: Codemasters
Distribuidora: Codemasters
Lançamento: 22/02/2006
Nota: 8,6

Review
A cada versão a série TOCA vem melhorando gradativamente, e é na sua terceira que ela atinge um nível de melhorias que o coloca no mercado como concorrente de Gran Turismo 4.



Convenhamos que comparações de jogos em análises não é uma coisa muito legal, pois as pessoas não são obrigadas a conhecerem os jogos citados, mas se você nunca jogou Gran Turismo 4, definitivamente, ou você não gosta de simuladores de carro, ou tu é de outro planeta, seu tapado!

Bom, tudo isso foi para explicar que esta análise será na base do "melhor nesse ou melhor naquele", pois, mesmo que não seja citado aqui, você vai pensar dessa forma... e lá vamos nós!



Pra quem gosta de competições reais simuladas, TOCA é o jogo certo. Nele existe desde Fórmula 1 clássicos (dos anos 30 aos 90) até Karts e Big Foot, passando por várias categorias de rallies, marcas e pilotos, turismo, Super Trucks e vários outros monopostos, todos existentes na realidade, tudo licenciado e recriado muito fielmente.

Claro que, por ser um simulador, você sente rapidamente a diferença de dirigir um monoposto para um carro turismo com tração trazeira, dianteira 4x4, tal como um Big Foot pra um Fusca Baja, ou seja, antes de entrar em cada competição (todas bem breves), você deve treinar um pouquinho com a caranga da vez.



TOCA 3 tem três modos principais de jogo: World Tour, o carreira da vez, onde você deve disputar os campeonatos, atingindo metas para desbloquear novos e os próprios nos outros modos de jogo. Neste, Rick é o mecânico-tutor que te dá uns toques úteis de condução e tals. Esta parte é muito bem feita no game, o visual e a movimentação é muito boa.

Há também o Pro Carrer, onde o jogador pode escolher provas aletórias (desde que desbloqueadas no World Tour) para disputar um campeonato mais tchananãs), ao todo são mais de 170 troféus pra, literalmente, correr atrás; e o Simulator, onde ficam os single races, time attack e multiplayers, que são bem normaizinhos, sem oferecer nada de mais.



Diferente de qualquer Gran Turismo, os carros de TOCA sofrem danos, tanto no visual, quanto na performance. As batidas são até que competentes, pois os carros amassam exatamente onde houve o choque, e, quando casados danos internos, você nota na hora a diferença na condução, e os carros estão com uma sensibilidade a pancadas muito semelhantes à realidade... bater a roda de um monoposto num muro a uma velocidade um pouco alta, por exemplo, com certeza vai fazer com que ela saia voando. Tudo bem que existe um certo exageiro no que se diz respeito a peças voando, mas só deixa o visual da batida mais legal.



A inteligência artificial está muito boa e pode ser regulada na dificuldade do game. Deixando no nível em que vem o game, os oponentes não seguem trilhos, como em GT4, e sim te fecham em curvas, disputam freadas e até de dão umas pancadas maldosas te tirando da pista.

Uma coisa que irrita um pouco é a interpretação da regra de "cortar caminho", pois, sair da pista acelerando, ou até deixando de frear, é o suficiente para o jogo interpretar como que você tenha feito isso para tirar vantagem, mesmo que sua perda tenha sido muito alta.



TOCA 3 é um game mais rápido que GT4, mas GT4 é mais bonito, e esta inversão já deixe claro os motivos dessas características, enquanto GT4 apresenta um dos melhores gráficos do PS2, ele faz com que o console sofra um pouco para rodá-los, daí a menor sensação de velocidade, problema que o TOCA 3 resolveu com uma simplicidade gráfica que não compromete o game.

TOCA Race Driver 3 é um game mais descompromissado que Gran Turismo 4,e dá bem menos trabalho para se entrar nas competições e equipar os carros, que já estão sempre numa configuração adequada por serem específicos para cada categoria. Vale a pena comprar? Cabe a você decidir, a briga é boa.

Video