"MUDA QUE QUANDO A GENTE MUDA O MUNDO ANDA PRA FRENTE E QUANDO A GENTE MANDA NINGUÉM MANDA NA GENTE, NA MUDANÇA DE ATITUDE A GENTE MOLDA O FUTURO..."

terça-feira, setembro 05, 2006

Fight Night Round 3


Gênero: Luta / Esporte
Desenvolvido por: EA Chicago
Distribuidora: EA Sports
Lançamento: 16/02/2006
Nota: 8,3

Review
Jogos de boxe sempre foram boas opções para quem gosta de uma luta sem frescuras tipo magias, especiais e tals, e Fight Night Round 3 chega chegando e mostrando que este esporte tem muito a ser explorado no mundo dos videogames.



Os games presentes no mercado até então tinham um estilo de luta mais arcade, sem muito detalhamento de golpes e que quase não exigiam estratégias de luta, por isso, FNR3 pode ser considerado um simulador, devido a sua precisão nos golpes e movimentos.



O sistema de controle é simples, porém diferente de tudo que existe no gênero, é algo semelhante ao controle de The Godfather nas partes de luta, mas com mais complexidade e melhor regulado. Os golpes não são dados através de botões pressionados (com excessão do "golpe assinatura"), e sim com o R3. Um toque para diagonal cima/direita, o lutador dá um jeb de direita, uma meia lua baixo/cima pela esquerda, um gancho de esquerda, e assim por diante, parece complicado, mas na prática flui que é uma beleza, e é bem intuitivo, assim como o sistema de defesa e esquiva.



Há, além da barra de energia, uma de stamina, que representa o fôlego do cidadão, ou seja, soltar muitos golpes fortes em seqüência pode fazê-lo cansar-se e comprometer sua integridade física por alguns segundos.

Os gráficos são medianos nos cenários e perfeitos nos lutadores, a textura das peles, o suor, seus reflexos, as expressões faciais, movimentos de cabelos e tecidos são simplesmente perfeitos, sendo um motivo para deixar a opção de replay automático ativada.



O som também é muito bom, traduzindo muito bem a realidade, principalmente nos momentos mais tensos das lutas, em que a respiração ofegante dos lutadores é claramente ouvida, e nas partes críticas, quando um dos caras está zonzo.



As opções de luta são as básica imagináveis, mas o filé da história é o modo carreira, é claro, onde você constrói um personagem (ou não) e começa do zero, tendo que assinar contratos de luta, treinar e lutar, até chegar num nível em que se possa enfrentar os grandes nomes do boxe mundial, inclusive nomes históricos, como Mohamed Ali, Sugar Ray Robinson, Evander Holyfield (com as orelhas inteiras), entre outros.



O editor de jogadores é ótimo. Para regular as características como formato da cabeça, do nariz, do maxilar etc, você não depende de modelos pré-definidos, tudo é moldado num esqueleto 3D, como vemos em making ofs de desenhos em animação, tipo Os Incríveis, Toy Story e tals, fazendo com que seja possível recriar o rosto de qualquer pessoa normal (observação importante esse "pessoa normal").



Inicialmente, o game causa a impressão de ser um pouco lento, mas quando se começa uma carreira (onde as lutas são realmente lentas), a evolução da técnica e velocidade é facilmente notada pelo jogador. Quando se enfrenta um grande nome pela primeira vez, por exemplo, a velocidade já está muito boa.

Conforme se avança na carreira, itens secretos são liberados, e vão desde roupas e acessórios até lutadores profissionais, arenas e tals.



Fight Night Round 3 é obrigatório para quem curte o esporte e uma ótima pedida pra quem quer diversão com qualidade e um pouco de sangue. É um investimento que vale cada centavo.

Vídeo