"MUDA QUE QUANDO A GENTE MUDA O MUNDO ANDA PRA FRENTE E QUANDO A GENTE MANDA NINGUÉM MANDA NA GENTE, NA MUDANÇA DE ATITUDE A GENTE MOLDA O FUTURO..."

quarta-feira, julho 06, 2005

Formula One 2005


Gênero: Corrida
Desenvolvido por: SCEE
Pubilsher: SCEE
Lançamento: 29/06/2005
Nota: 6,4
Compre

Review
Como toda franquia rentável, a Fórmula 1 tem sua versão jogável lançada a cada ano, mas ao contrário de jogos da NBA, NHL, Fifa ou até os Winning Eleven's, ele nunca recebe a atenção devida, mas isso só será comentado no final.

Vamos ao jogo: Formula One 2005 é um título até que consistente, ao contrário da versão do ano passado, você consegue jogar com um pouco mais de prazer, porém muitos bugs não foram consertados e outros novinhos apareceram, por isso, em cada ítem da análise vou citar um.




Há os modos de jogo já conhecidos de gênero de esporte, tendo destaque o Capeonato Mundial, onde você escolhe qualquer piloto para correr todas as provas da temporada e o modo Carreira (onde existe a maioria dos bugs), em que deve ser montado um perfil para começar fazendo testes em equipes pequenas, onde a meta é simplesmente chegar na frente do companheiro de equipe. Neste modo existem até seções de testes particulares, onde é possível liberar pistas extras. Lembrando que o game foi produzido antes da mudança de regras do sistema de classificação para largada, portanto esta é feita por duas seções que têm seus tempos somados.



Os gráficos são medianos, os carros não têm o brilho de um Gran Turismo 4, já as pistas estão bem feitas, com todos os detalhes presentes. Porém caso se atinja um pódio, a animação dos pilotos é mal feita, os pixels explodem e eles se tornam semi-transparentes, algo que chega a decepcionar num momento que o clima deveria ser de alegria. Outra coisa, é que, no modo Carreira, não há público nas corridas, nos treinos de sexta as arquibancadas estão vazias (até aí se entende) nos de sábado elas se enchem, no de domingo está lotada, mas na corrida, nem sequer uma alma.

O som é competente, capturados de carros reais, causam uma boa impressão ao jogador, sem contar a narração e comunicação com os boxes em português (lusitano, mas compreensível). Tudo lindo até então, mas no modo Carreira esta narração e comunicação simplesmente não existem, e, nele, as informações passadas são fundamentais.



Os controles são ótimos, existem auxiliares de condução que fazem desde um recém-nascido até uma vovozona conseguirem manter o carro na pista, deixando até o game sem graça, por isso, para ter algum desafio o aconselhável é desligar tudo, deixando no máximo o câmbio automático. A vibração é a mais forte que eu me lembro de todos os jogos do PS2, desde quando se passa nas zebras, por passeios na brita ou até quando o motor atinge altas rotações, onde até a tela treme, principalmente na visão do piloto, fator que aumenta muito a sensação de realismo.

A dificuldade é relativa, para quem já jogou algum simulador de F1 na vida, o easy é muito fácil, a média é boa, mas por volta da metade pra frente do campeonato, quando se pega as de controle e tal, fica muito fácil, mesmo que se esteja no modo Carreira com uma Jordan, facilmente se consegue atingir um pódio e, tendo um pouquinho de sorte, até vitórias, obrigando o jogador a deletar seu perfil e começar novamente, pois não é possível mudar a dificuldade no meio de uma carreira.



Um ponto que teve uma melhora considerável é a inteligência artificial, pois não existem mais pilotos suicidas, que mesmo dividindo a curva com outro carro (o seu), insistiam em manter a trajetória "ideal", causando impactos e, muitas vezes tirando você da corrida, no F1'05 eles respeitam sua presença, deixando as ultrapassagens super-realistas e fazendo com que a defesa de posições seja o ponto mais divertido e tenso das corridas. No caso de impactos, os carros são extremamente fortes, para causar um dano visual e até que afete na performance, é preciso muito, mas muito mesmo, o que faz o nível de realidade cair.



A impressão que se tem de todos os jogos de F1 produzidos pela Sony London até hoje é de que eles fazem na base da correria, simplesmente se usam da licença oficial para atualizar a mudança de pilotos e equipes, dão uns pequenos retoques no geral e jogam para a venda, neste caso, a ambientalização característica de cada país antes das corridas. Levando em consideração o número de fãs do esporte no mundo todo, isso é no mínimo uma falta de consideração, pois eles sabem que existem um número x de pessoas que comprarão o título independente de críticas na mídia. Comparando com Sega Tennis, que é um jogo de um esporte que não tem muitos fãs no Brasil, é tão bom que conseguiu agradar não só seus adeptos, quanto os que não suportam ver nem cinco minutos uma transmissão do esporte na TV.



Bom, Formula One 2005 é meio que obrigatório para os fãs da categoria, pois estes superam os defeitos existentes e conseguem enxergar o encanto do esporte, sendo aconselhável para quem gosta de jogos de corridas e dispensável para os game-maníacos em geral.



Video