"MUDA QUE QUANDO A GENTE MUDA O MUNDO ANDA PRA FRENTE E QUANDO A GENTE MANDA NINGUÉM MANDA NA GENTE, NA MUDANÇA DE ATITUDE A GENTE MOLDA O FUTURO..."

quinta-feira, julho 07, 2005

NASCAR 2005: Chase for the Cup


Gênero: Corrida
Desenvolvido por:
EA Tiburon
Pubilsher:
Eletronic Arts
Lançamento: 31/08/2004
Nota: 7,3
Compre

Review
A categoria mais rentável do automobilismo mundial, também não fica muito atrás no mundo dos games. A série NASCAR já tem sua uma grande cota de venda garantida nos EUA antes mesmo de seu lançamento. A popularidade do esporte nas terras do tio Sam é tão grande, que só perde de público para o Superbowl.

O subtítulo do game já diz a diferença para os anteriores, Chase for the Cup, um novo modo de jogo que leva o competidor a começar em categorias de base (ao todo 3, incluindo pick-ups e Featherlite, uns carros estranhos) para ir subindo até chegar na Nextel Cup, a NASCAR de verdade (aquela que passa no Sportv), e ganhar o campeonato, sem contar o modo carreira comum, os campenonatos de todas as categorias do game, Exibição, Speed Zone, Thunder Rodeo, Multiplayer, jogo online e mais uma renca de coisas, ou seja, modos de jogo é o que não falta nesta versão, tudo o que se pode imaginar é possível, até corridas de rua, destravadas de acordo com o avanço nas outras modalidades.



Falando de jogabilidade, o game até que faz bonito, tem bons efeitos de física e os controles respondem bêm aos comandos, e é facilmente notada a diferença de performance entre as categorias. Há vários assistentes de condução, que todo jogador que se preze joga com eles desligados, inclusive um botão de repato instantâneo, que arruma o carro em movimento na pista, opção felizmente ausente nos modos carreira, onde é necessário entrar nos boxes para qualquer reparo, troca de pneus e abastecimento, escolhidos num menu que surge quando o carro adentra o pit lane.

A diversão do jogo acaba sendo meio comprometida pelo simples motivo de mais de 90% das pistas do jogo são ovais (como na real categoria), elas têm lá sua graça, mas para quem não é chegado na categoria isso é um tanto quanto monótono.



Os gráficos são muito competentes, todos os veículos são sujeitos a danos visuais e performáticos bem reais, os carros amassam exatamente onde houve o contato, e dificilmente se vê dois amassados iguais. As colisões mais fortes são extremamente reais, e, como são muitos carros na pista, geralmente causam grandes estragos que merecem ser vistos e revistos nos replays. É nessa hora que você se sente dentro de uma corrida da NASCAR.



Em relação ao NASCAR Thunder 2004, este recebeu uma atenção e melhoras consideráveis, ao contrário dos jogos de Fórmula 1, desenvolvidos pela Sony London, que recebem poucos retoques a cada ano e saem repletos de bugs. NASCAR 2005: Chase for de Cup já deveria estar na prateleira de quem gosta da categoria. Para os demais, é um game que merece atenção, pois agrada a todos os gostos, pois oferece desde uma ótima simulação a corridas no melhor estilo arcade.