"MUDA QUE QUANDO A GENTE MUDA O MUNDO ANDA PRA FRENTE E QUANDO A GENTE MANDA NINGUÉM MANDA NA GENTE, NA MUDANÇA DE ATITUDE A GENTE MOLDA O FUTURO..."

quinta-feira, agosto 04, 2005

Colosseum: Road to Freedom


Gênero: RPG / Ação
Desenvolvido por: Ertain
Distribuidora: Koei
Lançamento: 20/07/2005
Nota: 6,2
Compre

Review
Aproveitando o embalo de temas romanos, Colosseum: Road to Freedom chega seguindo outra linha em relação aos concorrentes que já estão no mercado, como Gladiator: Sword of Vengeance e Shadow of Rome, deixando de lado histórias de teorias conspiratórias mirabolantes contra o império romano, explorando um objetivo tão óbvio para um game de gladiadores, que chega a ser ridículo uma desenvolvedora nunca ter pensado em faze-lo.



O game se inicia no modo história com você sendo comprado por um organizador de eventos gladiatórios. Após dadas suas informações, você faz testes e tals, fica-se sabendo o valor que foi pago na sua pessoa. É aí que está a diferença.

No jogo, você deve treinar, fazer exercícios, comer, dormir e evoluir (ao melhor estilo Pokémon) para melhorar suas habilidades e disputar torneios, desde simples duelos e lutas em grupos até lutas contra animais e combates ensaiados, para assim ganhar dinheiro e o direito de disputar jogos que exigem mais experiência.



O dinheiro ganho não serve só para ser poupado, você deve comprar equipamentos melhores, desde itens de defesa até armas, todas dentro da realidade histórica do tema, para assim disputar torneios maiores até chegar ao Coliseu, onde se atinge o "estrelato" e se consegue a grana para comprar sua liberdade.



Na ação, o game não oferece nada de novo, até tem bastantes movimentos de ataque e defesa, mas tem uma mobilidade um pouco limitada, que compromete um pouco no início, até se pegar o jeito da coisa, também contando o fato de que, quanto mais se luta, mais o personagem ganha habilidades e mais fácil se torna o controle.

Os gráficos são extremamente medianos, e o som peca pela falta de uma boa trilha sonora, que falta em alguns momentos, principalmente nas cenas não-interativas, que deveriam criar um clima mais tenso-histórico-tribalista-escravisante, mas isso não acontece.



Como já dito, Colosseum: Road to Freedom peca em alguns aspectos, mas vale por se destacar entre os outros games do gênero justamente pelo objetivo diferenciado que o jogador deve atingir. Para os fãs de RPG, pode ser satisfatório, mas fica claro que o público alvo do game são os fãs de histórias gladiatórias.

Video