"MUDA QUE QUANDO A GENTE MUDA O MUNDO ANDA PRA FRENTE E QUANDO A GENTE MANDA NINGUÉM MANDA NA GENTE, NA MUDANÇA DE ATITUDE A GENTE MOLDA O FUTURO..."

terça-feira, agosto 09, 2005

Winning Eleven 9


Gênero: Esporte / Futebol
Desenvolvido por: KCET
Distribuidora: Konami
Lançamento: 04/08/2005 no Japão
Nota: 9,6

Review
A mais perfeita e sempre esperada série de games de futebol para video games conta agora com sua última edição nesta geração.


Falando das melhorias, a melhora gráfica, tal como de animações e interação dos jogadores virtuais, é muito significativa, pois são influenciados por novos fatores, como reações diferenciadas perante situações de pressão por placar negativo ou favorável. Agora há trombadas sem a bola, se dois jogadores se chocam, cada um vai para um lado, às vezes até caindo, e camisas para fora do calção.



Uma novidade é o jogo sob neve (que fazia falta), que faz o jogador, em busca de resultados, ter de modificar estratégias e formações, que podem ser consideradas o destaque em relação à versão anterior, assim como a inteligência artificial, tanto dos adversários como dos jogadores do seu time, que estão mais espertos na marcação, fazendo com que os certames fiquem mais travados no meio de campo, sendo assim, mais próximos da realidade.

Aliás, a jogabilidade foi bastante modificada devido aos passes, que estão mais difíceis de ser realizados com perfeição, exigindo maior capricho e, dependendo do jogador que está com a bola, espaço para poder executa-los de maneira não-comprometedora.



Outro ponto que recebeu modificações, sem mencionar a rigorosidade dos juízes, foram os dribles, que estão mais imprecisos, devido a bola, que está mais "esperta" e independente, escapando do controle com mais facilidade, portanto, esqueça aqueles cortes magestosos que deixavam o marcador a metros de distância.

Perante todas essas "limitações" que aumentam o realismo e a tensão dos jogos, quem evoluiu consideravelmente foram os goleiros, que estão com mais movimentos e maior agilidade, jogando mais adiantados e fechando melhor o ângulo. A reposição de bola também foi melhorada, agora, com as mãos, ele também sai jogando por cima, lançando a bola para perto do meio do campo.



O sistema de edição não recebeu inovações consideráveis, tanto de jogadores quanto de times, sendo mais eficiente para os peladeiros, que se pode montar praticamente qualquer pessoa com as opções existentes, já para os times, as limitações de uniformes deixam o modo a desejar. Na edição de uniformes há uma variedade maior de modelos que podem ser combinados para montar fielmente o fardamento de muitos times.

Além dos times das ligas italiana, espanhola e holandesa, mais seis times foram incluidos: Arsenal, Chelsea, Porto, Dynamo de Kiev, Galatasaray e Glasgow Rangers, os outros times de suas respectivas ligas são genéricos, com nomes, símbolos e uniformes diferentes do real, já os times licenciados estão com seus uniformes da temporada anterior (os mesmos de WE8), só estes seis novos que estão com os atuais.



O modo Master League continua sendo o favorito entre os demais, porém sem grandes modificações, já o Japan for the World Cup 2006 vem como novidade, onde o jogador deve classificar a seleção nipônica para a Copa do Mundo da Alemanha.

Como já visto em Winning Eleven 8: Liveware Edition, WE9 conta com uma verão online, mas o problema continua sendo o mesmo, o servidor é japonês, logo, só o pessoal de lá pode desfrutar de tal opção.



Winning Eleven 9 recebeu inovações consideráveis que deixaram o game com um nível de realismo acima do esperado, e com isso a Konami provou mais uma vez que a perfeição pode ser melhorada, mas esta versão ainda tem o grande problema: o idioma, é simplesmente impossível saber até quem são os jogadores nas telas de estratégia, o jeito é esperar a versão européia em outubro.


Video