"MUDA QUE QUANDO A GENTE MUDA O MUNDO ANDA PRA FRENTE E QUANDO A GENTE MANDA NINGUÉM MANDA NA GENTE, NA MUDANÇA DE ATITUDE A GENTE MOLDA O FUTURO..."

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Prince of Persia: The Two Thrones


Gênero: Ação / Aventura
Desenvolvido por: Ubisoft
Distribuidora: Ubisoft
Lançamento: 01/12/2005
Nota: 8,9

Review
Como hoje em dia série bem sucedida é sinônimo de trilogia, Prince of Persia não poderia ficar fora dessa no mundo do PS2 e, por isso, The Two Thrones marca sua terceira aparição no console.



O game segue a mesma linha dos anteriores Sands of Time e Warrior Within, porém, com um pouco menos de puzzles de cenários e mais ação, ou seja, a preocupação de chegar num determinado lugar e um vídeo mostrar uma portinha a vinte metros de altura do ponto que você está e na outra extremidade das sete paredes do local, que está cheio de pêndulos, balisas, correntes, traves, colunas, entre outros itens que devem ser utilizados por habilidades inumanas, sem contar o fato de se ter que andar horizontalmente em paredes está mais amena, mas está lá, e com mais movimentos.



Felizmente esses puzzles estão em menor número e enchem menos o saco. A ação, por sua vez, recebeu mais atenção nesta versão, havendo a possibilidade de, por exemplo, chegar de mansinho sem os inimigos o ver e, por um sinal na tela, apertar triângulo e iniciar uma morte semi-automática, onde você deve apertar quadrado quando a lâmina de sua faca reluzir. Esta possibilidade é muito útil para quando você está com a vida baixa ou para locais em que há muitos inimigos.



Os movimentos de luta, quando o príncipe está em perfeito estado de sanidade, são basicamente os mesmos, porém há mais especiais do tipo, parar o tempo, voltar nele, utilizar uma explosão de ar (não é um peido) que joga os inimigos longe, entre outras possibilidades. Na movimentação de cenário foi incluida a possibilidade (geralmente necessidade) de parar numa parede fincando a faca em determinados locais, se segurar e se movimentar em vãos, pular de umas bases molares (entenda "com molas") e até correr de bigas; o resto dos movimentos que você já viu nos outros está tudo lá também.



A história do príncipe que tem a vida mais desgraçada de todos os tempos mostra ele chegando em seu reino (ou seria principado?) com sua amada, e quando o dito cujo se dá conta, ele está sendo atacado assim como seu reino (ou seria principado?). Nessa brincadeira sua mulher é seqüestrada e depois de um tempo sofre umas paradas doidas com magia e ele também é afetado. Ela perde a memória e ele a encontra algumas muitas vezes e um ajuda ao outro e ele, por sua vez, vira um soldado negro por alguns momentos, o que lhe dá habilidades diferencidas para ataque que lembram muito God of War, e um visual que pode ser uam mistura de Soul Reaver com Darkness, das HQs.



Um detalhe sobre a história é que ela recebeu um tom mais cômico, que tira algumas risadas fáceis de quem está jogando, desde que entenda um pouco de inglês.

Os gráficos receberam uma melhora significante e as cenas não interativas em CG estão muito bem feitas, o movimento dos cabelos, por exemplo, é similar ao do filme Final Fantasy, e o game tem efeitos de luz e sombra muito bons, porém, o ambiente no geral está mais claro, o que tira o clima pesado de Warrior Within, que era um atrativo e tanto para jogadores com mais de dezesseis anos, que é a classificação do game.



O som está um pouco baixo em relação aos outros games, mas nada que uma aumentada básica no volume do sistema de som que você utiliza não resolva. Os efeitos sonoros estão competentes e de acordo com todo o resto do game.

Prince of Persia: The Two Thrones chegou ao ponto que os produtores queriam, agradando aos fãs da série e até aos que não gostavam por causa dos complicados quebra-cabeças de cenário, trazendo mais ação e um pouco de stealth ao game, este, mesmo sem o clima dark dos anteriores, merece destaque, pois uma coisa compensa a outra.

Video