"MUDA QUE QUANDO A GENTE MUDA O MUNDO ANDA PRA FRENTE E QUANDO A GENTE MANDA NINGUÉM MANDA NA GENTE, NA MUDANÇA DE ATITUDE A GENTE MOLDA O FUTURO..."

quinta-feira, maio 19, 2005

GTA Clones - Especial

Clones, ou derivados como vc preferir..uma coisa é certa GTA apartir da sua primeira versão tridimensional (GTA3), praticamente que gerou um estilo novo de game com estilos e elementos que criam o jogo e toda sua atmosfera.
E como não podia de ser tudo que é bom tem seu invejosos que tentam copiar a idéia mudando um pouquinlho lá e cá mas a essência é a mesma , ambiente aberto, carros tiros interatividade e tudo mais.

A gueras dos clones :


Simpsons Hit and Run
Cacilda tava me esqueçendo deste, talvez o melhor game dos simpsons(depois do arcade lógico), esse game é basicamente um GTA dos simpsons com elementos comicos e muitas referências a serie faz do game obrigatório contando com o estilo de andar pela cidade de Springfield e explorar os mais diversos locais com todos personagens da família além de algumas participações especiais. Mas não espere matar niguém ou roubar um carro, aqui vc pega caronas ou pega "emprestado".


Driv3r
Tá bom driver no PS1 era uma maravilha o primeiro jo que tinha os gráficos mais fudidos de danos nos carros com uma diversão absurda de sair quebrando tudo com o carro, em Driver 2 ainda no PS1 já dava para sai do carro e roubar outro (e só isso sem tiros, e atropelamentos o controle do personagem do carro era ridículo). Agora Driv3R tinha toda uma expectativa de ser um jogo fodidamente foda com tudo do melhor...mas não foi isso que aconteceu, a jogabilidade é dura e o realismo chega a ser ridículo a ponto de morrer batendo o carro, e o controle do personagem é basicamente básico e sem graça..seria um jogo bem melhor se eo carinha tivesse continuado dentro do carro. Driver 3 infelizmente se resume em uma palavra..decepção..achei tão ruim que devolvi ele tava com "problema" se é que você me entende.



The Getway
Lançado praticamente na mesma época de GTA Vice City, the getway toma emprestado mais uma vez o estilo GTA tendo um destaque para seus gráficos superiores em alguns aspectos como personagens e por ser ambientado na Inglaterra. O jogo até que é divertido mas peca em alguns aspectos o maior deles : a diversão. A parte de carros é monótona e a sensação de velocidade é ridícula assim como os carros que estão na rua , a única coisa que merece um destaque no jogo são os tiroteios que são legais mais o jogo é linear e não dá liberdade nenhuma de explorar cenários. O game já tem até uma segunda versão The Getway : Black Monday mas não chega a ter nenhuma melhoria perante a primeira.



Mafia
Tá bom um GTA com calhambeques deveria ser legal? Digamos que deveras monótono pela sua velocidade e pelo controle real e chato dos carros....o game foi o primeiro a trazer a movimentação da mira com o direcional esquerdo para o gênero , mas não adiantou..os gráficos chegam a ser bem legais..mas é muito monótono e lento ..sem contar o Loading........



True Crime : Streets of LA
Esse sim ! tá esse na minha opinião foi o que chegou mais perto de alguma coisa..o game conta com um policial (isso é ruim), na cidade de los angeles (isso é bom) com gráficos que chegam perto de GTA, e uma jogabilidade pouco diferente contando com várias técnicas de luta(Kung Fu!! ) e a possibilidade de atira com duas armas diferentes ao mesmo tempo(uma metralhadora e uma 12 em cada mão !) o game é bem divertido, tendo elementos que iam ficar bem legais em GTA como a possibilidade de atirar dentro do carro com uma mira mais precisa e os tiroteios cheios de detalhes. Mas tem seus poréns o controle do carro é “duro” tem um esquema de pontos para as barbaridades que você faz (isso é muito ruim), mas não deixa de ser um bom jogo... tipo B mas um bom jogo.



Roadkill
Tá o que aconteceria se misturássemos GTA+Carmageddon+Twisted Metal+una pitada de Mad Max ? R : Roadkill !! apesar do jogo ser inteiramente de carros(sem o carinha sair do carro), tem elementos de GTA pela liberdade que ele oferece e pelo esquema de missões, nada muito comparável mas lembra muito.E chega a ser divertido mas enjoa... talvez se tivesse mais rádios de Rock e umas putas...Mas porra o carro atira mísseis tele-guiados e os atropelamentos são lindos (o melhor é quando engastalha um carinha na roda e fica girando, e girando..girando..)



Mercenaries
GTA+Guerra , isso sim cenário infinito aberto para fazer o que quiser em meio a Guerra com tanques , jipes, hummers e uma destruição nunca antes vista no cenário. Mercenaries bebeu um pouquinho da fonte de GTA mas consegue ter originalidade. A pesar de umas coisinhas bem ridículas ..tipo é muito fácil capotar um tanque !!



Finalizando
Para todos esses desenvolvedores de clones de GTA vai um aviso : Jogo não precisa ser muito real e ter um enredo que te prenda pra chegar no fim...jogo tem que ter diversão e é esse o quesito que todos esse clones não alcançam para ficar lado-a-lado com o até agora inigualável GTA.

Pra saber mais sobre GTA e sua evolução veja nosso especial.